Na noite do dia 23/07/2025 a A∴R∴L∴S∴ Cavaleiros da Luz nº 45, jurisdicionada ao Grande Oriente do Mato Grosso do Sul, celebrou uma década de existência em uma Sessão Magna repleta de emoção, significado e espiritualidade. O marco simbólico dos 10 anos foi solenizado com a Sagração do Estandarte da Loja , um momento de profunda reverência e elevação vibracional.
Com a presença de valorosos irmãos do quadro e distintas autoridades maçônicas, entre elas os Ilustres Irmãos Edmar Rinaldo de Queiros, Delegado da 5ª Região do GOMS, e Luzimar Pereira de Melo, Delegado da 3ª Região do GOMS, a Sessão contou ainda com a honrosa participação dos Veneráveis Mestres Irmãos Carlos Eduardo Lophi Jardim, da A∴R∴L∴S∴ São Miguel Arcanjo nº 44, e Michel Ferreira Trindade, da A∴R∴L∴S∴ Expansão da Luz nº 35.
Destacou-se também a presença dos Ilustres Irmãos da G∴B∴A∴R∴L∴S∴ Centenária Grã-Ben∴Oriente Maracaju nº 01 – GLEMS, os Ex VM’s Ir∴ Jairo Garay Ribeiro de Oliveira e Ir∴ Odilson Vitório. A noite foi ainda mais enriquecida pela participação de diversos irmãos visitantes de outras Oficinas, que muito nos honraram com suas presenças e contribuíram ativamente na execução da ritualística maravilhosa.
O templo tornou-se palco de uma vivência inesquecível, unindo tradição, sabedoria e renovação. O novo estandarte, ricamente simbolizado e devidamente descrito pelo Ilustre Orador Ir∴ Sergio Luiz Pessatto, com a apresentação do “ Memorial Simbólico do Estandarte” e também a apresentação do histórico da oficina em sua trajetória , representando a missão, os valores e o caminho trilhado pela Loja, que ao longo desses 10 anos tem iluminado corações e mentes com os ideais da Maçonaria Universal.
A cerimônia foi conduzida magistralmente pelo Ilustre V∴ Mestre Ir∴ Carlos Dias Mota, com elevada harmonia e contou com momentos de profunda comoção, entre orações, homenagens e exaltação à Luz que guia os trabalhos maçônicos.
O evento reforçou o compromisso dos obreiros da Loja Cavaleiros da Luz nº 45 com o aperfeiçoamento moral, espiritual e social do homem, enaltecendo os princípios que sustentam a sublime Ordem Maçônica.
Ao final da Sessão, a confraternização fraterna selou este capítulo memorável da história da Loja com um Ágape Fraternal, um testemunho vivo de que quando o trabalho é feito com amor, disciplina e fé, ele ecoa para além das colunas do tempo.
A CADA SESSÃO NOS TORNAMOS VERSÕES MELHORES DE NÓS MESMOS.
Grande Secretaria de Comunicação
Grande Oriente de Mato Grosso do Sul – GOMS








