A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL: UM MARCO NA HISTÓRIA DA NAÇÃO

A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL: UM MARCO NA HISTÓRIA DA NAÇÃO

No dia 15 de novembro de 1889, o Brasil apresentou um dos momentos mais emblemáticos de sua história: a Proclamação da República. O evento marcou o fim do período monárquico, liderado pela Casa de Bragança, e deu início a uma nova era republicana, com profundos impactos políticos, sociais e culturais para o país.

A proclamação ocorreu num contexto de insatisfação crescente com o regime monárquico, que enfrentou pressões internas e externas. Movimentos republicanos, fortalecidos pela elite intelectual, setores militares e novos grupos econômicos, passaram a questionar a legitimidade e a funcionalidade do sistema monárquico. Questões como o centralismo político, o enfraquecimento econômico após a abolição da escravatura em 1888 e o afastamento entre o imperador Dom Pedro II e os militares foram decisões decisivas para a ruptura.

Sob a liderança do Maçom Marechal Deodoro da Fonseca, o Exército assumiu papel fundamental no processo. Em um ato pacífico, as tropas marcharam pelas ruas do Rio de Janeiro, depois capital do Império, e destituíram o governo monárquico. Dom Pedro II e sua família foram exilados para a Europa, encerrando quatro séculos de regime monárquico no Brasil.

A República foi proclamada sob o ideal de liberdade, igualdade e progresso, valores profundamente alinhados com os princípios defendidos pela Maçonaria. Muitos líderes republicanos, como Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa, eram membros ativos da Ordem Maçônica e se desenvolveram para a construção dos alicerces dessa nova etapa política e social.

A Maçonaria, como instituição universal comprometida com a liberdade e a justiça, desempenhou papel significativo na difusão dos ideais republicanos. A visão de uma nação democrática, onde o cidadão pudesse exercer plenamente os seus direitos, era um desejo comum entre as mãos da época, que se envolveram nas discussões e movimentos em prol da República.

Hoje, o Grande Oriente de Mato Grosso do Sul comemora esse dado como um marco do progresso e da cidadania. A Proclamação da República nos inspira uma reflexão sobre os valores de união, liberdade e igualdade, que continuam a nortear o nosso compromisso como cidadãos e cidadãos.

Que possamos honrar o legado daqueles que lutaram por um Brasil republicano, promovendo os princípios de fraternidade e solidariedade, fundamentais para o fortalecimento de nossa sociedade.

 

Grande Secretaria de Comunicação

 

Compartilhe :

NOVIDADES

DESTAQUES

APAE DE CAMPO GRANDE: COMPROMISSO E TRANSPARÊNCIA NO ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

DESTAQUES

SESSÃO MAGNA CONJUNTA DAS ARLS GONÇALVES LEDO N°8 E ARSL CAVALEIROS DA LUZ N°45 ELEVA IRMÃOS AO GRAU DE COMPANHEIRO MAÇOM

DESTAQUES

ARLS BARÃO DO RIO BRANCO N.º 43 REALIZA SESSÃO NO GRAU DE COMPANHEIRO MAÇOM

DESTAQUES

ARLS JORGE ADOUM Nº 12 REALIZA SESSÃO DE EXALTAÇÃO AO GRAU DE MESTRE MAÇOM

DESTAQUES

GRANDE ORIENTE DE MATO GROSSO DO SUL PARTICIPA DA REUNIÃO DA 5ª ZONA DA CMI NESTE FINAL DE SEMANA

CATEGORIAS
×