GRANDE ORIENTE DE MATO GROSSO DO SUL

GOMS PARTICIPA 122ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA COMAB – NATAL,RN 2024

Nos dias 2 e 3 de agosto de 2024, o Grande Oriente de Mato Grosso do Sul (GOMS) participou 122ª Assembleia Geral da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB) em Natal, RN. A delegação foi composta pelo Grão-Mestre, Soberano Irmão Bento Adriano Monteiro Duailibi, e pelo Grão-Mestre Honorário do GOMS e Secretário Geral da COMAB, Irmão Amílcar Silva Júnior, e do Grande Secretário de Relações Exteriores do GOMS, Ilustríssimo Irmão Anselmo Fhellipe S. Maia.

O evento serviu como uma plataforma para debates estratégicos e alinhamentos, especialmente entre os grão-mestres e grandes secretários de relações exteriores.

No primeiro dia a reunião da Academia Maçônica de Artes e Letras foi um dos destaques, onde Irmão Bento foi empossado como membro e também foi realizada eleição do presidente para 2024/2025.

Durante o coquetel de recepção, foi realizada uma homenagem aos Grãos-Mestres do Colégio de Grão-Mestres, percursor da COMAB. O Grão-Mestre Honorário do GOMS, Irmão William Atalah, recebeu uma placa em reconhecimento.

Durante a Assembleia Geral, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, Irmão Ozair Pinto, foi eleito Presidente da COMAB, com o Irmão Josué Paulo Fernandes, do Grande Oriente de Mato Grosso como Vice-Presidente.

O evento também foi enriquecido pela presença de diversas autoridades, como o Grão-Mestre da Grande Loja do Paraguai, Sereníssimo Irmão Fernandes Zacur, Representantes do Amity for Travel dos Estados Unidos, Ex-Grão-Mestre Geral do GOB, Múcio Bonifácio, Grão-Mestre de Grande Lojas da CMSB e por uma série de palestras e discussões.

O Soberano Irmão Bento Duailibi proferiu duas palestras importantes na assembleia geral. A primeira abordou a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais na Maçonaria, ressaltando a importância da proteção de dados dentro da fraternidade. A segunda palestra detalhou o planejamento estratégico da gestão e os resultados alcançados pelo GOMS. Este convite surgiu pelos importantes resultados alcançados pelo GOMS.

O Grande Oriente de Mato Grosso do Sul assinou um tratado de mútuo reconhecimento com o Grande Oriente do Rio Grande do Norte da COMAB, e ratificou 13 tratados com as Grande Lojas do México, através do Irmão Ismael Guiérrez.

Conforme previsto na programação, também ocorreu uma reunião entre os Grandes Secretários de Relações Exteriores, que contou com uma participação ativa e resultou em muitos alinhamentos importantes.

O Irmão Anselmo Maia, Grande Secretário de Relações Exteriores, durante sua participação, enfatizou a particularidades das relações internacionais, destacando a nova posição do GOMS no cenário global após o reconhecimento pela Grande Loja Unida da Inglaterra, junto com o Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Paraná e Rio Grande do Norte.

“Este reconhecimento não apenas valida nosso compromisso com os altos padrões maçônicos, mas também abre novas avenidas para o fortalecimento da COMAB”, afirmou Ilustríssimo Irmão Anselmo.

O evento concluiu com um jantar de despedida, celebrando os sucessos da assembleia e reforçando os laços de fraternidade entre os membros.

Este encontro anual não apenas delineou os planos futuros, mas também reafirmou o compromisso do Grande Oriente de Mato Grosso do Sul com a COMAB, com a fraternidade e o progresso contínuo de seus membros.

Grande Secretaria de Comunicação.

NOVIDADES

CICLO DE PALESTRAS PARA COMPANHEIRO MAÇOM NA ARLS BARÃO DO RIO BRANCO N.º 43

DESTAQUES

EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MAÇÔNICO DO GOMS LANÇA IDENTIDADE VISUAL E CARTILHA INFORMATIVA