O Grande Oriente de Mato Grosso do Sul (GOMS) marcou presença na XX Conferência Mundial das Grandes Lojas Regulares, realizada entre os dias 17 e 21 de maio de 2026, na Cidade do Cabo, África do Sul, um dos mais importantes encontros internacionais da Maçonaria Regular.
Representaram oficialmente a Potência o Soberano Irmão Bento Adriano Monteiro Duailibi, Grão-Mestre do GOMS, e o Ilustríssimo Irmão Anselmo Maia, Grande Secretário de Relações Exteriores do GOMS.
A conferência reuniu centenas de delegações maçônicas de diversos países e continentes, promovendo debates sobre os desafios contemporâneos da Ordem e seu papel diante das transformações sociais, culturais e tecnológicas do mundo atual.
Entre os principais temas discutidos estiveram as necessidades e expectativas das novas gerações, especialmente os Millennials e a Geração Z, buscando compreender de que forma a Maçonaria pode continuar sendo uma instituição relevante na formação moral, intelectual e social dos jovens.
Durante os trabalhos, foram debatidas questões como:
• Os valores, tradições e aspectos da identidade maçônica que devem ser enfatizados para dialogar com as novas gerações;
• As formas de comunicar a essência da Maçonaria de maneira compatível com o mundo moderno, preservando seus princípios atemporais;
• O desenvolvimento de caminhos efetivos para o aprendizado, a formação e o surgimento de novas lideranças dentro da Instituição.
Um dos momentos históricos da conferência foi a aprovação, por unanimidade das jurisdições presentes, da criação do Dia Internacional do Maçom, que passará a ser celebrado oficialmente em 24 de junho.
Também foi deliberada, por decisão da maioria do plenário, a alteração da sede da próxima edição da Conferência Mundial. Inicialmente prevista para o México, a edição de 2027 será realizada em Nova York, Estados Unidos, no mês de novembro.
O Brasil contou com expressiva participação no evento, reunindo representantes de Potências vinculadas à CMSB, COMAB e ao Grande Oriente do Brasil (GOB), representado pelo seu Grande Secretário de Relações Exteriores, Irmão Lucas Galdeano.
Além da participação nos debates e deliberações, a delegação do GOMS realizou diversos contatos institucionais voltados ao fortalecimento das relações internacionais e à aproximação com outras jurisdições regulares.
Como destaque especial, o Soberano Irmão Bento Adriano Monteiro Duailibi recebeu homenagens da Grande Loja da Grécia. Na mesma ocasião, o Ilustríssimo Irmão Anselmo Maia foi agraciado pelo Grão-Mestre da Grande Loja da Grécia, MW Bro. Georgios Binianis, com o título de Grande Representante daquela Potência junto ao Grande Oriente de Mato Grosso do Sul.
O GOMS registra ainda especial agradecimento à Grande Loja da África do Sul pela acolhida fraterna e pela hospitalidade dispensada durante toda a conferência, na pessoa de seu Grão-Mestre, MW Bro. Godfrey.
Durante o evento, a delegação sul-mato-grossense realizou a entrega de uma placa de agradecimento à Grande Loja da África do Sul, em reconhecimento ao fortalecimento dos laços de amizade, cooperação e fraternidade entre as Potências.
A participação do Grande Oriente de Mato Grosso do Sul na XX Conferência Mundial das Grandes Lojas Regulares reafirma o compromisso da Potência com os princípios da Maçonaria Regular Universal, fortalecendo sua presença no cenário internacional e acompanhando de forma ativa os debates que contribuirão para o futuro da Ordem em todo o mundo.
Grande Secretaria de Comunicação
Grande Oriente de Mato Grosso do Sul – GOMS