Na manhã desta sexta-feira, 04 de julho de 2025, às 8h, a sede do Grande Oriente de Mato Grosso do Sul — localizada na Av. Tamandaré, 5773, Vila Neuza, Campo Grande-MS — foi palco de uma reunião histórica para a Maçonaria sul-mato-grossense.
Durante o encontro, os irmãos Leandro Andrade dos Santos, Marcos Rodrigues Marinho, Iwanilson Elpídio da Silva, Sebastião Fernando de Souza, Anselmo Fhellipe Souza Maia, Valtecir Mezacasa, Ygreville Gasparin Garcia e Fabiano Torquato de Oliveira apresentaram ao Soberano Irmão Bento Adriano Monteiro Duailibi, Grão-Mestre do GOMS, e ao Sereníssimo Irmão Thiago Ramos Dias, Grão-Mestre Adjunto, a proposta oficial para a fundação de uma nova Loja jurisdicionada ao GOMS, que terá seus trabalhos conduzidos sob o Ritual de Emulação.
Na ocasião, foi também entregue um convite solene aos digníssimos Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto para que integrem o quadro de Membros Fundadores da nova Oficina, cuja criação se alicerça nos princípios da regularidade, do resgate ritualístico e da excelência maçônica.
A proposta foi acolhida com entusiasmo pelas autoridades maçônicas, que destacaram a importância da pluralidade ritualística dentro da jurisdição e a nobreza da iniciativa dos irmãos em promover o fortalecimento das tradições e dos valores da Arte Real.
Com essa semente lançada, inicia-se uma nova jornada rumo à instalação de uma Loja que buscará inspiração no rigor, na elegância e no simbolismo profundo que caracterizam o Ritual de Emulação — um marco promissor no contínuo crescimento da Maçonaria em nosso Estado.
Grande Secretaria de Comunicação
Grande Oriente de Mato Grosso do Sul
