Logo
Atendimento (67) 3365-4644

Email para contato

goms@goms.org.br

XVIII WORLD CONFERENCE OF REGULAR MASONIC GRAND LODGES

13/05/2023

Foi realizada de 07 a 11 de maio de 2023 na cidade de Jerusalém, Israel a XVIII World Conference of Regular Masonic Grande Lodges, com a participação de mais de 50 países.

Muitos assuntos importantes para a maçonaria regular mundial foram debatidos, um dos temas principais foi a questão de regularidade e intervisitação entre as potências maçônicas regulares.

O Grande Oriente do Mato Grosso do Sul(GOMS) foi representado pelo Grão-Mestre Soberano Irmão Bento Adriano Monteiro Duailibi, que inclusive assinou tratado de reconhecimento mútuo com a Grande Loja de Israel através do Grão-Mestre Ilan Segev.

Foram feitos inúmeros contatos com as Potências Regulares do mundo todo, sendo que a delegação brasileira, contou com 17 Grãos-Mestres. Também na oportunidade ainda foi assinado um tratado de reconhecimento Mútuo com a Grande Loja Equinocial do Equador, através do Grão-Mestre Carlos Vera Quintana.

Durante a Conferência e com o avançar das palestras e explicações ficou muito claro que os tratados de reconhecimento mútuo tanto nacionais quanto internacionais, é hoje uma chancela para que toda Potência Maçônica mostre a sua regularidade e legalidade, inclusive esse ponto foi alvo de muito debate na conferência; Grão-Mestres de vários países como o Ir. R. Balanescu, da Romênia o Ir. J.P. Rollet da Grande Loja Nacional da França e Ir. L. Mombo da Grande Loja do Gabão, foram incisivos em suas falas sobre a necessidade cada vez maior de dar atenção às associações e conferências internacionais, onde é possível averiguar a regularidade de uma Potência, com comissões específicas para esse fim, inclusive com atenção especial à prática ritualística e forma de admissão de membros.

Também foi muito falado sobre a necessidade de intercâmbio entre as Potências Maçônicas Regulares, para uma troca de informações e integração de seus membros em todo o planeta. Outro ponto que ficou claro é que, na intervisitação é necessário que o irmão visitante tenha seus documentos de apresentação, como passaporte maçônico e certificado de “good standing” para averiguação e checagem.

Algumas potências como a própria Grande Loja de Israel ainda são mais exigentes na intervisitação, pois a visita somente será concedida se a Potência regular do irmão visitante tenha trato de reconhecimento mútuo, outras potências ainda aceitam a visita sem a assinatura de tratado, mas com os documentos que comprovam inclusive a regularidade do irmão e da potência maçônica do visitante.

Ao final cabe ressaltar que o Grande Oriente de Mato Grosso do Sul confirmou ser membro da Conferência com direito a voz e voto, isso é mais um grande passo para o avançar da nossa potência maçônica, mostrando que somos fortes e regulares perante a maçonaria brasileira e internacional.

 

Secretaria de Comunicação


Emitido em 26/04/2024 13:08