Logo
Atendimento (67) 3365-4644

Email para contato

goms@goms.org.br

NOTA DE ESCLARECIMENTO - GOMS (11/01/2023)

13/01/2023

GRANDE ORIENTE DE MATO GROSSO DO SUL vem por meio dessa nota expressar seu sentimento ante o período que o nosso País está atravessando, bem como quanto aos acontecimentos na Capital Federal e seus desdobramentos nos últimos dias.

É importante deixar claro que a Maçonaria é uma escola de constante aperfeiçoamento moral, onde os valores básicos ser humano são a base. Também é importante ressaltar que não somos contra os governos, se legitimamente constituídos; historicamente, sempre combatemos as masmorras e a tirania. 

Nessa sociedade que muito evoluiu desde 1717, e está muito tecnológica, devemos ter sempre muito cuidado com a informação recebida e compartilhada, estando seguros de que é verdadeira e buscando sempre fazer o contraponto. 

Temos hoje um país dividido, e o extremismo para cada um dos lados não contribui em nada. O equilíbrio e o diálogo sempre foram e serão a melhor alternativa.

Com muita tristeza estamos vendo o baixo nível de críticas à Ordem Maçônica, cobranças que não fazem sentido, visto sermos uma escola de aperfeiçoamento moral. Situações políticas dento da nossa história sempre contaram com maçons nos dois lados.

É obrigação do Estado apurar os fatos com celeridade, independência e imparcialidade, com objetivo de identificar quem realmente são os vândalos que que cometeram a barbárie que ocorreu, aplicando as leis que os casos requerem. 

A liberdade de expressão e de pensamento é algo garantido constitucionalmente, e é necessário separar o joio do trigo com muito critério, para não ser cometido nenhum tipo de injustiça contra cidadãos brasileiros inocentes.

Como Potência Maçônica regular, nosso dever é observar e seguir os princípios que norteiam a Maçonaria regular e as leis de nosso País, permanecendo vigilantes, procurando sempre constatar a veracidade das informações e o deslinde dos fatos que, infelizmente, mancharam a história da nossa grande Nação.

Soberano Grão-Mestre Bento Adriano Monteiro Duailibi

Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto José Carlos Barbosa - JJ

Campo Grande-MS, 11 de janeiro 2023


Emitido em 28/03/2024 14:28