Logo
Atendimento (67) 3365-4644

Email para contato

goms@goms.org.br

120ª ASSEMBLEIA GERAL DA COMAB EM CURITIBA

05/08/2023

No dia 04/08/2023, a 120ª Assembleia da COMAB (Confederação Maçônica do Brasil) reuniu-se em Curitiba, marcando um momento de significativas decisões e discussões importantes para a instituição. O evento foi aberto pelo Presidente, Ir. Guilherme Ribeiro, e contou com a participação do GM anfitrião, Ir. Cristian Flores, representando o Grande Oriente do Paraná. A prestação de contas do ano de 2022 foi apresentada e aprovada pela maioria dos presentes.

Durante o encontro, uma importante candidatura foi lançada: a do Ir. Rubens R. Franz para a Secretaria Geral da CMI (Confederação Maçônica Interamericana), com apoio do GM de Santa Catarina, Ir. Abelardo Bridi.

Além disso, a nova Diretoria da COMAB foi eleita, com o GM do Paraná, Ir. Cristian Flores, como Presidente, e o GM do Rio Grande do Norte, Ir. José Ozair, como Vice-presidente. 

O GM de Honra do GOMS, Ir. Amílcar Silva Jr., foi eleito como o novo Secretário Geral da COMAB.

Outra importante decisão da assembleia foi a escolha das sedes para as próximas Assembleias da COMAB, que serão realizadas em Natal-RN em 2024 e em Goiânia-GO em 2025. Essas decisões visam fortalecer a integração e o diálogo entre as diferentes regiões maçônicas do Brasil.

Um fato histórico marcou essa 120ª Assembleia da COMAB, com a visita oficial de representantes de várias Potências Regulares e Grandes Mestres de diversos países, incluindo Paraguai, México, Nova York (EUA), Connecticut (EUA), Washington D.C. (EUA), França, Portugal, Bolívia, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, bem como o Presidente e Secretário Geral da CMI, Irmãs Eulogio Mario Carreras Vásquez e Geraldo Macedo, respectivamente. Essa presença internacional fortaleceu os laços fraternais e a cooperação entre as diferentes Potências maçônicas.

A COMAB tomou uma importante decisão ao instituir uma Comissão de Relações Exteriores, substituindo a antiga Secretaria de Relações Exteriores. 

Essa Comissão terá a responsabilidade de cuidar de todas as Relações Internacionais da instituição, buscando fortalecer sua presença não apenas no âmbito nacional, mas também especialmente no cenário internacional.

A indicação dos três Grandes Mestres que comporão essa Comissão foi realizada pela nova Diretoria da COMAB, sendo eles: GM Bento A. Monteiro Duailibi (GOMS), GM Cassiano Moreno (GOBA) e GM Guilherme Ribeiro (GOIPE). Esses irmãos assumem uma grande responsabilidade ao cuidar das Relações Internacionais (Relações Exteriores) da COMAB e de todas as Potências regulares filiadas, buscando fortalecer os laços fraternais e a cooperação com as instituições maçônicas ao redor do mundo.

Paralelamente à Assembleia da COMAB, ocorreu uma importante reunião dos Grande Secretários de Relações Exteriores. Quinze Grandes Secretários estiveram presentes representando seus orientes para alinhar princípios de regularidade e protocolos na comunicação entre as potências e intervisitação.

O Ilustríssimo Irmão Anselmo Maia, Grande Secretário de Relações Exteriores participou ativamente representando o Grande Oriente de Mato Grosso do Sul (GOMS).

Durante a reunião, foi feito um levantamento dos altos graus do rito de york americano no país, reforçando que cada potência é autônoma em sua jurisdição para tomar decisões. Um esforço foi realizado para atualizar o cadastro das potências e das secretarias de relações exteriores da COMAB, visando separar grupos de auxílio aos orientes que não estão na CMI, mas desejam ser membros da Conferência Mundial.

O encontro dos Grandes Secretários também foi marcado por uma dinâmica em que os representantes das potências no exterior puderam falar sobre a importância das relações entre as potências, reforçando o compromisso com a fraternidade e a cooperação internacional. A iniciativa buscou fortalecer os laços entre as instituições maçônicas, consolidando o papel da COMAB no âmbito nacional e internacional.

Grande Secretaria de Comunicação


Emitido em 22/02/2024 21:22