Logo
Atendimento (67) 3365-4644

Email para contato

goms@goms.org.br

GOMS PARTICIPA DA ASSEMBLEIA ANUAL DA 5ª ZONA DA CMI

05/08/2023

Assembleia Anual da Confederação Maçônica do Brasil (CMI) Zona V em Curitiba, PR

No dia 5 de agosto de 2023, aconteceu em Curitiba, Paraná, a assembleia anual da Confederação Maçônica Interamericana (CMI) Zona V, que reúne a maior zona da CMI com 15 Grande Orientes filiados à COMAB e 25 à CMSB.

O evento teve início às 08:30h e contou com uma programação diversificada e enriquecedora. A abertura foi marcada pela apresentação intitulada "CMI, uma história de integração e regularidade", realizada pelo Grão-Mestre da Grande Loja Legal Regular de Portugal e presidente da Zona VI da CMI.

Em seguida, o Irmão Rubens Franz, Past Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, proferiu uma palestra sobre o tema "Projeto CMI: Boas práticas". Posteriormente, o Irmão Jimmy Aramayo apresentou o Projeto RAM de Hospitalaria, uma iniciativa que visa promover a organização e o acesso ao auxílio e socorro maçônico entre as grandes lojas e orientes filiados à CMI.

Para encerrar a programação, o Presidente da Zona V, Grão-Mestre Irmão Cristian Flores, do Grande Oriente do Paraná (GOP/COMAB), conduziu o relatório de atividades de cada potência, contando com o apoio do Irmão Geraldo Macedo, Secretário Executivo da CMI, que realizou o encerramento e trouxe atualizações sobre a Confederação Maçônica Interamericana.

O destaque do evento foi a participação da Zona VI, que contou com representantes de todos os países e a presença ilustre do Sereníssimo Irmão Arlindo Azevedo, presidente da Zona VI. Além disso, também marcaram presença na assembleia representantes da Zona II, como Gerard ICART, da Grande Loja Nacional Francesa, e da Zona I, como o Irmão William Sardone, da Grande Loja de Nova York.

Outro momento relevante do evento foi o lançamento da candidatura para presidência da Zona V pelo Sereníssimo Irmão Ademar da Silva Freitas, Grão-Mestre da Grande Loja de Mato Grosso do Sul, e a candidatura do Irmão Rubens Franz para Secretário Geral da CMI.

A tarde, o Ilustríssimo Irmão Anselmo Maia, Grande Secretário de Relações Exteriores do GOMS, e o Grão-Mestre do GOMS, Soberano Irmão Bento Duailibi, aproveitaram a oportunidade para fazer a entrega simbólica de um diploma de agradecimento e estreitamento das relações exteriores com importantes grandes lojas, como a Grande Loja Nacional Francesa, Grande Loja Legal/Regular de Portugal, Grande Loja de Nova York Grande Oriente do Paraná, Grande Oriente de Minas Gerais e Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul.

A assembleia da Confederação Maçônica Interamericana (CMI) Zona V foi um momento de troca de conhecimentos, fortalecimento de laços e de decisões importantes para o futuro da maçonaria no país.

Com a participação de diversas autoridades maçônicas, a reunião contribuiu para consolidar o compromisso de integração e a busca contínua por boas práticas no universo maçônico brasileiro e interamericano.

Grande Secretaria de Comunicação


Emitido em 29/05/2024 06:51