Logo
Atendimento (67) 3365-4644

Email para contato

goms@goms.org.br

GOMS FAZ PARTICIPAÇÃO HISTÓRICA NA XXVII GRANDE ASSEMBLEIA DA CMI

27/04/2024

Entre os dias 24 e 28 de abril de 2024, o Grande Oriente de Mato Grosso do Sul marcou presença de forma histórica na XXVII Gran Asamblea de la Confederación Masónica Interamericana (CMI), realizada na cidade de Cartagena de Indias, Colômbia. Este evento reuniu lideranças maçônicas de diversas partes para debater temas cruciais para o futuro da maçonaria nas Américas.

A delegação do GOMS foi liderada pelo Grão-Mestre, Soberano Irmão Bento Duailbi, acompanhado de figuras proeminentes como o Grão-Mestre de Honra, Irmão Amilcar Silva Junior, o Ilustríssimo Irmão Anselmo Maia, Grande Secretário de Relações Exteriores, e o Ilustríssimo Irmão Amélio Martinez, Delegado do GOMS. Juntos, eles participaram ativamente dos debates e das sessões que moldaram o curso das discussões da assembleia.

Durante o evento, foram tratados diversos assuntos de relevância para a comunidade maçônica internacional, incluindo a apresentação de contas, o lançamento de projetos inovadores como um aplicativo da CMI para Grão-Mestres, e reuniões estratégicas com Grandes Secretários de Relações Exteriores e Grandes Chanceleres. Além disso, a eleição da nova diretoria executiva foi um dos pontos altos, delineando a liderança que guiará a CMI nos próximos anos. O Sereníssimo Ademar de Freitas, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul, foi eleito Presidente da Zona 5, reforçando sua influência e reconhecimento dentro da organização.

Um dos grandes feitos para o GOMS foi a assinatura de 18 novos tratados com diversas potências maçônicas das Américas do Norte, Central e Sul. Esses acordos, reflexo de diversos meses de tratativas lideradas pelo Grande Secretário de Relações Exteriores do GOMS através do Ilustríssimo Irmão Anselmo Maia, abriram portas para que os irmãos do GOMS sejam recebidos como maçons e realizem intervisitações em países anteriormente inacessíveis, como Haiti, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Venezuela e Chile. O processo de conquista de novos reconhecimentos passa por uma profunda análise da regularidade da nossa ordem, garantindo a integridade e o respeito mútuo entre as potências.

O Grão-Mestre Bento Duailbi expressou seu entusiasmo com os resultados da assembleia: "Foi uma oportunidade ímpar para estreitar laços fraternos e compreender os movimentos da maçonaria no cenário global. Esses novos tratados representam um marco significativo no nosso compromisso com a expansão da fraternidade e do entendimento mútuo entre maçons de diferentes nações."

Com esta participação, o Grande Oriente de Mato Grosso do Sul alcança um marco significativo, superando a cifra de 100 tratados firmados com potências maçônicas regulares ao redor do mundo.

1. Gran Logia "Benito Juarez Garcia" del Estado de Oaxaca (México);
2. Gran Logia del Estado de Nayarit (México);
3. Gran Logia del Estado de Colima (México);
4. Gran Logia Unida Mexicana Grande Oriente de Veracruz (México); 

5. Grande Orient D' Hait de 1824 (Haiti);
6. Gran Logia de Puerto Rico (Porto Rico);
7. Gran Logia de La Republica Dominicana (República Dominicana);
8. Gran Logia de El Savador (El Salvador);
9 Gran Logia de Guatemala (Guatemala;

10. Gran Logia de Colombia - Sede en Bogotá (Colombia);
11. Gran Logia Nacional de Colombia - Sede en Barranquila (Colombia);
12. Gan Logia Nacional de Colombia - Sede en Cartagenas de Inidas (Colombia);
13. Gran Logia de Córdoba  (Colombia);
14. Gran Logia de Los Andes - Sede en Bucaramanga (Colombia);
15. Gran Logia Oriental de Colombia Francisco de Paula Santander (Colombia);

16. Gran Logia del Ecuador (Equador); 
17. Gran Logia de La República Venezuela (Venezuela);  
18. Gran Logia de Chile
 

Grande Secretaria de Comunicação. 


Emitido em 29/05/2024 08:11