Logo
Atendimento (67) 3365-4644

Email para contato

goms@goms.org.br

CARTA ABERTA DA MAÇONARIA REGULAR BRASILEIRA (GOB/CMSB/COMAB)

11/10/2022

CARTA ABERTA DA MAÇONARIA REGULAR BRASILEIRA

A Maçonaria Regular Brasileira, representada pelo GRANDE ORIENTE DO BRASIL (GOB), CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA DO BRASIL (COMAB) e CONFEDERAÇÃO DA MAÇONARIA SIMBÓLICA DO BRASIL (CMSB), vêm a público prestar importantes e profiláticos esclarecimentos, tendo em vista recentes notícias falsas (fake news) e depreciativas veiculadas na internet, expondo o seguinte:

A Maçonaria está presente no Brasil há mais de duzentos anos, sendo a mais antiga instituição não governamental brasileira em funcionamento.

É uma instituição filantrópica, essencialmente filosófica e educativa, baseada nos princípios da LIBERDADE dos indivíduos, da FRATERNIDADE de todos, já que somos filhos do mesmo CRIADOR, com IGUALDADE de direitos e obrigações.

Os princípios maçônicos permanecem inalterados em todo o mundo e têm por escopo o aprimoramento moral e a promoção do bem-estar e da felicidade da humanidade. Não é religião. Trata-se de uma escola de moralidade e aperfeiçoamento, voltada à construção social, sendo proibida a discussão religiosa ou político-partidária em seus Templos.

Nessa linha de pensamento, ela dá aos seus membros total liberdade de escolha e seus dirigentes não interferem no processo eleitoral, tampouco recomendam ou apoiam quaisquer candidatos.

Diante do exposto, a Maçonaria Regular Brasileira não medirá esforços na busca de reparação de sua imagem, inclusive com medidas judiciais, no âmbito cível, criminal e eleitoral, diante das recentes, injustas e covardes fake news, cujo objetivo é confundir, desinformar, incutir preconceitos e abalar a paz social, sem qualquer compromisso com a cidadania, com a pátria, nem com o povo brasileiro.

Brasília, 11 de outubro de 2022.

Múcio Bonifácio Guimarães Grão-Mestre Geral do GOB

Osvaldo Luís Zago Procurador-Geral do GOB

Flávio Rogério Pereira Graff Presidente da LI AGO/CMSB

Aldino Brasil de Souza Secretário-Geral da CMSB

Vanderlei Geraldo de Assis Presidente da COMAB

João Krainski Neto Secretário-Geral da COMAB


Emitido em 25/04/2024 18:09