Logo
Atendimento (67) 3365-4644

Email para contato

goms@goms.org.br

1ª CONFERÊNCIA DA MAÇONARIA REGULAR BRASILEIRA

21/07/2022

 

Durante a 51ª Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, realizada em Florianópolis, SC nos dias 14 a 16 de julho de 2022, aconteceu a 1ª Conferência da Maçonaria Regular Brasileira com representantes de todas as jurisdições pertencentes a Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB) e Grande Oriente do Brasil (GOB). 

O Grande Oriente de Mato Grosso do Sul (GOMS) teve como representante seu Grão–Mestre, o Soberano Irmão Bento Duailibi, que participou da discussão de pautas importantes, que foram lideradas por uma mesa diretora composta por membros das três potencias regulares, GOB, COMAB e anfitriã CMSB. As principais pautas abordadas foram: relações nacionais interpotencias, projetos em conjuntos de ordens maçônicas e paramaçônicas associadas. Destaque para maçonaria sul mato-grossense que teve proposta acatada em assembleia para a elaboração de uma cartilha de procedimento para recepção de autoridades, sugestão de nosso Grão Mestre. 

O Soberano Grão-Mestre em conjunto com o Irmão Anselmo Maia, Grande Secretário de Relações Exteriores, estreitaram relações com diversas potencias brasileiras, tendo formalizado novos tratados de mútuo reconhecimento, com sete Grande Lojas jurisdicionadas da CMSB, sendo estas: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amapá, Paraíba, Ceará, Alagoas e Paraná. Foram assinados tratados de reconhecimento com dois Grandes Orientes vinculados a COMAB, sendo eles: Rio Grande do Sul e Alagoas. E também foi realizado tratado de reconhecimento com o Supremo Conclave Autônomo para o Rito Brasileiro.

Em âmbito de relações exteriores internacionais foi possível contato presencial com os irmãos Armindo Azevedo, Grão Mestre e José Ruah, Grande Chanceler de Relações Exteriores da Grande Loja Legal de Portugal que prestigiavam o evento. Isso permitiu que fosse estreitado as relações e que fosse ratificado o pedido reconhecimento a GLLP/GLRP no qual poderá ser a primeira Grande Loja Regular a reconhecer o GOMS da Europa, chave que possibilitará a aproximação de demais potencias daquele continente. 

A participação do GOMS nesse evento possibilitou a este o testemunho de um evento histórico e inédito: a aproximação de instituições maçônicas regulares com propósitos e diretrizes estabelecidas em conjunto afim de unir e engrandecer a maçonaria brasileira. 

 

*Grande Secretaria de Comunicação*

Grande Oriente de Mato Grosso do Sul.

 

 


Emitido em 24/04/2024 00:31