MENSAGEM DO GRÃO-MESTRE - NOVEMBRO DE 2020.

Data: 08/12/2020

Publicado pelo GRANDE ORIENTE DE MATO GROSSO DO SUL - GOMS

Prezados Irmãos, é com grande alegria e muita satisfação que nos dirigimos a todos vocês, com a finalidade de levar uma palavra de carinho e conforto a toda família maçônica.
Como é do conhecimento de todos, procuramos administrar o Grande Oriente com sabedoria, e dentro daqueles parâmetros que nos dispusemos a fazê-lo, isto é, a tríade, TRANSPARÊNCIA, RENOVAÇÃO e DEDICAÇÃO.
Como já informamos anteriormente, já dispusemos dos Rituais do Rito de York, nos três graus, estando as Lojas Astréa, Waldomiro Venâncio e Sabedoria e Virtude já se utilizando deles.
Também já o fizemos em relação ao Rito Moderno, estando a Loja Universitária dos Livres Pensadores já fazendo uso dos mesmos. Na próxima etapa, com a graça do Grande Arquiteto do Universo, estaremos lançando os rituais Adonhiramita e Brasileiro.
Nossa Potência, assim como as outras, tem sofrido algumas baixas, neste período de Pandemia do Corona Vírus, com o falecimento de alguns irmãos, o que lamentamos profundamente, renovando aqui, os nossos pesares aos familiares dos mesmos.
Outras baixas têm sido feitas, mas em virtude de problemas financeiros que as lojas não mais os suportando, tem tomado a iniciativa de expurgar de seus quadros os inadimplentes contumazes. No entanto, neste mês tivemos a felicidade de repor quase a totalidade daqueles perdidos, com várias filiações e iniciações, o que nos permite afirmar que nosso quadro voltou ao número anteriormente existente de irmãos, no que muito nos alegra.
O Real Arco, no Brasil, está passando por momentos difíceis, com renúncia à obediência do Supremo Capitulo do Real Arco do Rio de Janeiro, migrando para uma nova Ordem criada e fundada pelas Grandes Lojas de São Paulo. Os irmãos que estavam filiados ao Capitulo Marechal Rondon, ainda não tinham procurado o Grande Oriente para o inteirar desses acontecimentos e discutir uma forma de conciliarmos os dois lados da questão, levando-se em consideração que uma parte se desfilhou do Supremo Conselho do Rio de Janeiro e outra nele permaneceu. O Grão Mestre é que procurou se inteirar desses fatos.
Estamos nos aproximando das férias maçônicas, o que creio, contribuirá sobremaneira para avançarmos na cura deste mal que assola o mundo inteiro, nos permitindo na volta, podermos realizar nossos trabalhos em sessões presenciais.
Também, nos aproximamos do Natal, época em que elevamos nossos pensamentos ao Criador, comemorando o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, para também, devermos abrir nossas mentes e nossos corações, expurgando deles quaisquer animosidades, mal-entendidos e ou mal querência em relação a algum irmão, purificando a nossa alma, como realmente deve ser no seio da família.
Por isso, o Grão Mestrado, na pessoa de seu Grão-Mestre, Sob∴ Ir∴ Jurandir Rodrigues Brito e do Grão-Mestre Adjunto, Ser∴ Ir∴ José Carlos Barbosa de Souza, desejamos a todos os irmãos e seus familiares que este Natal, traga a Paz de que tanto necessitamos e as benções do Grande Arquiteto do Universo.

JURANDIR RODRIGUES BRITO
Grão-Mestre