Logo
Atendimento (67) 3365-4644

Email para contato

goms@goms.org.br

Nossa História

HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DE MATO GROSSO DO SUL

 

 

                                                                                      1ª Gestão: 1979 a 1983

                                                                     Grão-Mestre Soberano Irmão Clóvis Antônio Orsi 
                                                              Grão-Mestre Adjunto Sereníssimo Irmão Willian Attalah

 

Em 11 de outubro de 1977, após anos e anos de movimentos e levantamentos por parte de políticos, intelectuais e da população em geral, a Presidência da República, por ato        constitutivo, criou o Estado de Mato Grosso do Sul, separando parte sul do território do Estado de Mato Grosso.

Com data definida para a emancipação estadual, as Lojas Maçônicas ligadas ao Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (independente), manifestaram-se no sentido de criar uma potência maçônica para o novo estado.

Reuniram-se vários irmãos e no dia 13 de maio de 1978 traçaram diretivas, visando à fundação do GRANDE ORIENTE DE MATO GROSSO DO SUL.

Em 22 de maio do mesmo ano, foi remetida ao Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOEMT), prancha assinada por irmãos representantes das lojas localizadas no território do novel estado, iniciando pelo ne varietur do saudoso irmão Waldomiro Venâncio, seguido por Clóvis Antônio Orsi, Daniel Assis Leal, Francisco José Barreto, João Pinto Pereira Neto, José Antônio Provenzano, Milton Malulei, Paulo Essir, Vicente Sarubbi, Walter Rodrigues, Willian Atallah, entre outros, todos se empenhando para que o sonho tornasse realidade.

Definida a criação da potência, todas as Lojas jurisdicionadas ao GOEMT realizam sessões especiais, em conjunto e por localidade, para que houvesse a manifestação de todos, no sentido de apoio, ou não, à nova idéia.

Em 03 de junho de 1978, o Soberano Irmão Nilson Constantino, Grão-Mestre do GOEMT designou o Irmão Waldomiro Venâncio como delegado especial, para coordenar os trabalhos de emancipação, o que foi levado a termo com a dedicação costumeira daquele pranteado irmão, sempre contando com o apoio indispensável de diversos outros irmãos, igualmente competentes.

Em 26 de dezembro de 1978, o delegado especial comunicou ao GOEMT, que todos os trabalhos de organização estavam concluídos e que oito Lojas já estavam decididas em participar. Do Oriente de Campo Grade as Lojas Acácia do Sul, Fraternidade e Segredo e União e Fraternidade VI; do Oriente de Corumbá, a Loja Estrela do Oriente; do Oriente de Miranda a Loja Cruzeiro do Sul; do Oriente de Paranaíba, a Loja Acácia Paranaibense; do Oriente de Três Lagoas a Loja Regente Feijó IV e do Oriente de Aparecida do Taboado a Loja Vale do Paraná, que posteriormente desistiu e solicitou filiação à Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso.

Em 11 outubro de 1977, o então Exmo. Sr. Presidente da República Ernesto Geisel, assinou a Lei que criava o Estado de Mato Grosso do Sul, o que foi um grande alento para a população que, há mais de cinqüenta anos, almejava. Em 01 de janeiro de 1979 instalava-se o Estado e suas administrações, na esfera do executivo, legislativo e judiciário.

No dia 11 de janeiro de 1979, o Ilustre Conselho do GOEMT aprovou parecer favorável à criação da nova potência e, ato contínuo, no dia 22, o Soberano Irmão Nilson Constantino, Grão-Mestre do GOEMT e presidente do Colégio de Grão-Mestres da Confederação Maçônica Brasileira (atualmente COMAB), oficializou, por Ato, a criação do GOMS, desligando as Lojas que passariam a fazer parte da nova potência.

Assim, ficou a data de 25 de janeiro de 1979 definitiva como a fundação do Grande Oriente de Mato Grosso do Sul. Em sessão solene, nas dependências da Câmara Municipal de Campo Grande, em 28 de abril do mesmo ano, ocorreu a Instalação da nova potência, após a filiação junto ao Colégio de Grão-Mestres da Confederação Maçônica Brasileira, hoje denominada Confederação Maçônica do Brasil, e posse da gestão eleita, sendo sufragada a administração capitaneada pelo Soberano Irmão Clóvis Antônio Orsi, como Grão-Mestre e o Sereníssimo Irmão Willian Atallah, como Grão-Mestre Adjunto. Nas funções de Grandes Secretários foram nomeados os Ilustríssimos Irmãos: Waldomiro Venâncio, para a Administração; Yoshiaru Noshe, para as Finanças; Vicente Sarubbi, para a Ritualística e Liturgia; Francisco José Barreto, para a Guarda dos Selos; Levi Faria de Oliveira, para a Assistência e Previdência; Paulo Essir, como Grande Procurador; Sérgio Martins Sobrinho, como Presidente do Tribunal de Justiça; Milton Malulei, como Presidennte do Tribunal Eleitoral e João Gonçalves Miguéis, como Presidente da Assembléia Legislativa. 32 anos passados e podemos dizer que somos orgulhosos de pertencer ao GOMS, que teve sob comando de irmãos sensíveis e inteligentes, que conduziram-no de forma justa, seguindo as regras básicas e imutáveis da ordem maçônica universal.

 

 

EMINENTE IRMÃO JOÃO GONÇALVES MIGUÉIS - PRESIDENTE DA PALM

Desde a sua fundação, o GOMS mantém sua filiação na COMAB. Manteve com relações estreitas com o Supremo Conselho dos Graus Escoceses 4 ao 33 para o Brasil (sediado em São Paulo) e desde 1993, com o Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil (sediado no Rio de Janeiro), para o reconhecimento das Oficinas Litúrgicas dos Graus Filosóficos Escoceses, do 4 ao 33.

Mas o principal tratado é o de mútuo reconhecimento de concórdia, compreensão e elevação de espírito, efetivado com a Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul e com o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso do Sul (federado ao Grande Oriente do Brasil), firmado em janeiro de 1987, sendo o estado pioneiro da união e reconhecimento de potências maçônicas, demonstrando para todo o Brasil que o lema da IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE não podem ficar apenas como marco gravado e falado, porém não exercido.

Assim, compondo a história recente, podemos afirmar que a mesma está sendo escrita em bases sólidas e alicerçadas nos Sagrados Preceitos da Maçonaria Universal, como escola de moral e aperfeiçoamento, exercidos ininterruptamente nas suas Lojas filiadas.

GRANDE ORIENTE DE MATO GROSSO DO SUL,

guardião dos mais puros preceitos da Sublime Instituição.

 

MATÉRIA JORNALÍSTICA PUBLICADA QUANDO DA FUNDAÇÃO DO GOMS

 

 


Emitido em 19/04/2024 16:00