Logo
Atendimento (67) 3365-4644

Email para contato

goms@goms.org.br

GOMS COMEMORA 44 ANOS (25/01/2023)

24/01/2023

Nesta quarta-feira, 25 de janeiro, o Grande Oriente de Mato Grosso do Sul (GOMS), comemora 44 anos. A mobilização para que fosse criada uma potência maçônica no estado começou com a oficialização da criação do novo estado, onde a parte sul do estado de Mato Grosso foi separada.


No dia 13 de maio e 1978 vários irmãos reuniram-se para traçar as diretivas, onde tinha como objetivo final a criação do Grande Oriente de Mato Grosso do Sul. Em 22 de maio do mesmo ano, foi remetida ao Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOEMT), prancha assinada por irmãos representantes das lojas localizadas no estado, para que a nova potência se tornasse realidade.


Depois de muitas tratativas, no dia 11 de janeiro de 1979, o Ilustre Conselho do GOEMT aprovou parecer favorável à criação da nova potência e, ato contínuo, no dia 22, o Soberano Irmão Nilson Constantino, Grão-Mestre do GOEMT e presidente do Colégio de Grão-Mestres da Confederação Maçônica Brasileira (atualmente COMAB), oficializou, por Ato, a criação do GOMS, desligando as Lojas que passariam a fazer parte da nova potência.


Assim, ficou a data de 25 de janeiro de 1979 definitiva como a fundação do Grande Oriente de Mato Grosso do Sul. Em sessão solene, nas dependências da Câmara Municipal de Campo Grande, em 28 de abril do mesmo ano, aconteceu a Instalação da nova potência, após a filiação junto ao Colégio de Grão-Mestres da Confederação Maçônica Brasileira, hoje denominada Confederação Maçônica do Brasil, e posse da gestão eleita, sendo sufragada a administração capitaneada pelo Soberano Irmão Clóvis Antônio Orsi, como Grão-Mestre e o Sereníssimo Irmão Willian Atallah, como Grão-Mestre Adjunto.

 

Grande Secretaria de Comunicação. 


Emitido em 25/04/2024 06:56